sábado, 31 de julho de 2010

Ao sentir o vento frio e o inverno se apresentar...



Desde que saí de Ijuí, há três anos e meio, eu não havia sentido o inverno rigoroso do Rio Grande do Sul. Por isso, essas minhas férias prolongadas, foram certamente um momento de resgate de sentimentos e redescobertas. Me proporcionaram o prazer de aproveitar o frio e os dias de chuva intermitente que se fizeram presentes nesta estação.
E o melhor disso, é que pude vivenciar cada um destes dias de frio intenso, fazendo o que qualquer pessoa teria vontade de fazer naqueles dias... Simplesmente aproveitando-os...
Pude ficar na cama quentinha até tarde da manhã, ou acordar cedinho, só para ver o gramado ainda coberto pela geada... Pude contemplar a imagem dos telhados esfumaçando com os primeiros raios de sol, que derretiam o gelo acumulado durante a madrugada ou ver as chaminés soltando a fumaça dos fogões a lenha, que aqueciam as casas naqueles dias gelados. Tomei chocolate quente em frente à lareira, assisti filmes comendo pipoca com melado. Senti o cheirinho do pinhão sendo cozido e os saboreei com prazer ao lado da família.
Me "entroxei" de roupa, a ponto de ser difícil a execução de grandes movimentos e também senti a pele desnuda se arrepiar antes do banho. Vi a umidade escorrer pelas paredes e o chão ficar liso e perigoso.
Vi pessoas nas ruas usando palas, toucas,botas e luvas, nem se importando com o cheirinho de naftalina das peças de lã pesada. Vi os cuscos rengueando de frio e as pombinhas uriçadas nos fios de energia.

E com todo este frio, eu só queria aproveitar essas delícias e sentí-las... Tudo tão simples, tão gostoso, tão cheio de vida...


----
A imagem acima, foi clicada em Ijuí na década de 60 pelo fotógrafo do jornal Correio Serrano, Ildo Weich. Uma Fotografia histórica, que registra a maior nevasca que já atingiu a cidade. Registros indicam que em 20 de agosto de 1965, Ijuí ficara coberta de neve. No endereço: http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=208 você encontra um texto que explica o fenômeno. E no Museu Antropológico Diretor Pestana, você pode conferir esta imagem e muitas outras, que contam a história do município.

Neste inverno a neve não veio... Mas se o tempo continuar se modificando de tal forma, pode ser qe nos próximos anos, uma imagem de Ijuí coberta de neve não seja apenas saudosismo, nem utopia.

Um comentário:

  1. Dani amada! Obrigado querida pelo seu recado super dedicado e atencioso, a delicadeza é toda tua de passar lá pelo blog me parabenizar por ele. Muito obrigado mesmo, morro de saudades de ti querida, teu blog tá super lindo também e mega organizado e super bem escrito. Quanto a não ter tempo de escrever recadinhos, não te preocupes querida, às vezes nem eu tenho tempo de comentar por tudo aqui na bloguesfera. Denada querida, sucesso sempre. Beijocas mil, com carinho, Lu!

    ResponderExcluir