segunda-feira, 5 de julho de 2010

Resiliência


Resiliência.

Palavra difícil, mas mais difícil do que pronunciá-la é praticar o seu significado.

Está em nossos instintos buscar a solução de conflitos, de situações inóspitas ou tentar resolver coisas que ultrapassam o nosso alcance. Parece que quanto mais longe de nossa alçada, maior é a teimosia em tentar desembaraçar os nós da vida cotidiana.

Se não conseguimos resolver algo, nos julgamos incapazes, fracos, melancólicos. E essa sensação de impotência traz consigo situações cada vez mais angustiantes, a ansiedade e a depressão.

Se vemos algum amigo, familiar ou conhecido passando por uma situação difícil, pensamos que é nosso dever solucionar qualquer intempérie. Não estou dizendo que devemos nos isentar de participar ou ajudar, mas temos a escolha de não conviver com a angústia de um problema não solucionado, principalmente quando ele é apenas uma prova para outras pessoas.

Desenvolver a resiliência é a descoberta, em nós mesmos, de uma resistência elástica, que seria o mesmo que flexibilizar nossa consciência emocional. Relaxar a mente. Nada podemos contra aquilo que não nos compete. Temos que simplesmente encarar as coisas como elas são.

E isso não deixa de ser também, a melhor solução para qualquer problema. Depende de nós escolher como queremos encarar ou superar aquilo que vivemos. Somos seres adaptáveis, nos moldamos às condições, quaisquer sejam elas.

Não devemos nos cobrar tanto. Eu claro, não sou nenhum exemplo de pessoa resiliente, pois me cobro demais… Seria uma bela analogia dizer que se eu pudesse, colaria ou costuraria nos galhos mais altos, qualquer folha que caísse da copa da velha árvore cansada, mesmo sabendo que ela está cumprindo o próprio ciclo da vida.

Mas seguimos aprendendo. Essa é a vida: progredir sem cessar.

Imagem: http://www.gettyimages.com/Search/Search.aspx?contractUrl=2&language=pt-PT&family=creative&p=bem estar&assetType=image&src=quick#

2 comentários:

  1. Dani! Se voce vai mesmo para Sidney (e espero mesmo que vá) terá infinitas oportunidades de colocar a prova a sua "resiliência"!! Hehehe!!
    Uma viagem internacional é perfeita para o nosso desenvolvimento! Vou torcer muito por ti!! Boa viagem!!!!

    ResponderExcluir
  2. Show amiga...lindo texto! Bjão Frã...saudades!

    ResponderExcluir