quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mais um exemplo para o Brasil


Como em varios outros aspectos, o mercado de trabalho de Sydney eh um exemplo para o Brasil e o comportamento social, um exemplo para todos os brasileiros.
Eh supreendente ver que por aqui, nao ha discriminacao social, no que tange as profissoes e os salarios. Eh muito comum ver pedreiros andando com uma caminhonete de ultima geracao, que pode ser o mesmo carro de um gerente, um empresario ou um surfista.
Isso porque aqui na Astralia, ha a consciencia da importancia de cada profissao dentro do mercado. Ser pedreiro eh tao importante como ser advogado, pois a sociedade precisa de ambos os tipos de trabalho. Entao, o salario deste pedreiro sera o mesmo do advogado, e os dois ainda se encontram para um happy-hour num pub, para falar de Rugbi ou sobre as ultimas noticias do dia.

Nao ha aquela tao famosa discrepancia que encontramos no Brasil. Onde vemos que um grupo social nao frequenta os mesmos lugares que o outro (ate mesmo por questoes de dinheiro). Jamais iremos ver pessoas que trabalham naquilo que prejudicialmente chamamos de sub-emprego em uma festa de gala ao lado de grandes empresarios ou medicos.

E se voce eh um cidadao estrangeiro, trabalhando como garcon ou lavador de carros, voce tem a mesma importancia que um cidadao australiano. Nao ha preconceito de classe. Aqui, a regra eh que todo mundo eh igual a todo mundo. Certamente, um grande exemplo para nos brasileiros!

---
Fiquei surpresa ao saber que os australianos nao tem muita preferencia pela universidade. Quando eles terminam o segundo grau, preferem optar por cursos voltados especificamente para o mercado de trabalho, como aqueles que conhecemos no Brasil como "Curso Tecnico ou profissionalizante". Para eles, o mais importante eh trabalhar. A conquista de titulos e mais titulos nao eh vista como prioridade, ate porque aqui eh muito comum vermos pessoas "overqualified", qualificadas alem do desejado.

Sao pequenas diferencas que nos mostram como cada um de nos, com suas preferencias, conquista o proprio espaco e vive da melhor forma possivel. Todos podem ser felizes e devem ser respeitados por tudo que sao e representam na sociedade!

Brilhante!

6 comentários:

  1. Dani, vou encaminhar teu post para as pessoas de Caxias do Sul... é o caso inverso em 100% de tudo o que vc escreveu... Por isso é bom sair da caixa né? Conhecer outros lugares!! Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Dani, essa harmonia social e profissional é verdadeiramente incrível. Um lugar privilegiado e encantador. Por mais um motivo, fiquei morrendo de vontade de conhecer a Austrália! Miss you

    ResponderExcluir
  3. é quase deprimente neh?!
    ao mesmo tempo dá esperanças de ver que funciona em algum lugar... que esse tipo de situação é normal e acontece de verdade!!
    está sendo ótimo ver através dos seus olhos!!
    bejuss

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que ainda resta esperança para a humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Amiga! Lendo seus textos é possível 'viver' a Austrália. Muito bom saber dessas peculiaridades, que nenhum catálogo turístico mostra!
    São percepções de vida, de pessoas, não apenas de lugares!
    Amei e quero mais!

    Saudades... :(

    ResponderExcluir
  6. Dani!!! Mto bom teu blog! SEGUE ESCREVENDOOO!!! Bjo!

    ResponderExcluir